O curso de Chef Pâtissier da Les Chefs Academia de Culinária abrange Confeitaria Clássica.
As aulas são ministradas por Lucia Soares, referência nacional em cultura doceira, historiadora e apaixonada pela relação da doçaria brasileira com a doçaria conventual portuguesa.
Neste penúltimo módulo, as aulas ensinam receitas deliciosas e muito queridas como os consagrados pastéis de nata e um suntuoso bolo pão de ló de nozes, finalizado com merengue e fios de ovos.
A segunda aula foca na paixão de Lucia: o quanto a herança portuguesa está presente nas nossas bandejas de docinhos de festa.
As receitas incluem o docinho de gema e hóstia, pastelino e o tradicional camafeu de nozes. Para honrar nossa cultura, é ensinada uma versão de bem-casado com fubá de canjica. São segredos que só a Lucia domina...
Por fim, o quindim! Dizem as lendas que esta delícia teve origem nos conventos portugueses também, onde as freiras engomavam roupas com claras de ovos e tentavam usar as gemas na culinária para não desperdiçar. Assim teria nascido o pai português do quindim, o Brisa de Liz que leva amêndoas, gema e açúcar.
As escravas africanas substituíram as amêndoas, inacessíveis, por coco ralado e batizaram a nova criação de quindim, “dengo” em português. Delicado e irresistível né? Na nossa aula, além da versão clássica, são ensinados o quindim de maracujá e o quindim de Nutella. Lucia conseguiu aprimorar o que já era perfeito! As fotos não nos deixam mentir.